Artista visual, nascido em 1997,
em Manaus, Amazonas, Brasil.
Mario é artista visual com foco na criação de imagens (fotografia e vídeo) através de diversos meios analógicos (35mm, filme de médio formato, filme instantâneo, Super 8mm, e afins) e digitais. A partir do próximo parágrafo, Mario vai parar de referir a si na terceira pessoa.
Comecei a criar com imagens por volta do ensino médio, onde fiz três curtas experimentais chamados "Peixes Estranhos", que capturam parte de uma essência do meu registro do cotidiano, que até aquele momento, foi compartilhado entre amizades e amores de tempos de escola.
Em 2018, adquiri uma câmera analógica (uma Canon Sureshot 105 Zoom, na categoria popularmente chamada no Brasil de "saboneteira"), e então a minha jornada na fotografia de fato se iniciou, ainda que de forma não muito objetiva.
Em 2022, fui selecionado para participar do Deriva Cartográfica, um coletivo que reuniu fotógrafos de todo o Brasil, que formaram duplas e criaram imagens através da prática do film swap. Este projeto resultou no fotolivro "Voltei porque te amo", realizado pelo coletivo.
Em 2023, apresentei a minha primeira exposição solo, intitulada "Deixa a luz entrar", em um evento realizado pela cantora 1Póvoas. No ano seguinte, eu trouxe a público a instalação multimídia "Rotas de Fuga (para Sonâmbulos)", que foi contemplada pelo edital municipal da Lei Paulo Gustavo e executada em colaboração com artistas talentosíssimos, como Victor Neves (músico da banda Luneta Mágica), a ilustradora Nathalia Silveira (também conhecida como NATU), dentre outros.
Em paralelo a uma carreira enquanto fotógrafo nas artes, eu também gosto de criar no audiovisual. Em 2018, dirigi e capturei cenas para o clipe da música "I K W I B I D K H I E U H (com Sistilho)", de Victor Neves. No ano seguinte, fui responsável pela direção de fotografia (ao lado de Giulia Aguiar) do clipe de "La Cancionera", da artista Olívia de Amores. Em 2024, dirigi e roteirizei o videoclipe de "Águas Poluídas", para a banda Luneta Mágica.
Além de Manaus–AM, o meu trabalho já esteve presente em fotoprojeções coletivas no 12º Festival de Fotografia de Tiradentes (Minas Gerais, 2023), com o Deriva Cartográfica, além de em São Luís (MA) e Bragança (Portugal), através do NUPPI (Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem da UFMA).
Retrato feito por Clara Nogueira.
